04/08/2012

A Tevilah (Batismo)


A Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida um Português que viveu na Malásia (segundo sua Biografia) está repleta de erros dos escritos do Original Hebraico o Tanah (Velha Aliança) e Aramaico a B'rith Hadashah (Nova Aliança). Estudo o Hebraico, para Honra do Senhor e estou tendo o previlégio de estudar dos originais, e um dos grandes erros que eu vejo as Igrejas praticarem é a Tevilah (Batismo) de seus novos adeptos, todos nós sabemos que a Tevilah é um lindo ato de profesar sua Fé em Yeshua (Jesus) em público nos Seus ensinamentos e nos Seus Caminhos mas existe três tipos de Tevilah, 1ª Tevilah de arrependimento, 2ª Tevilah de consagração e 3ª Tevilah de purificação, e o erro está no Rosh (líder) da Igreja Local, no momento de encobrir o eleito nas águas ou descer los de costas,  em primeiro lugar, falam que a Tevilah é feito em Nome do Pai, Filho e Espírito Santo, grande erro, nos Originais e até na tradução de João Ferreira de Almeida está escrito, que é somente no nome de Yeshua que deve ser feito a Tevilah, mas porque só em nome de Yeshua? Porque o Eterno Hashem  (D'us) lhe deu esta Honra pois Ele veio aqui e passou grandes dores por nós e uma terrível morte. Para que não fique só em minhas palavras vejamos alguns versículos Bíblicos do original e da tradução que temos hoje em mãos...

Na Tradução João Ferreira de Almeida está assim...
Atos 2:38

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

No Original é assim...
Kefa (Pedro) respondeu lhes: Abandonem o pecado, voltem para Hashem e cada um de vocês seja imerso pela autoridade de Yeshua, o Messias para o perdão de seus pecados, e vocês receberão o dom do Ruach Hakodesh( Espírito Santo).

Na Tradução João Ferreira de Almeida...
Atos 8:16

Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.

No Original...
Até aquele momento, o Ruach ainda não havia descido sobre nenhum deles; eles tinhas apenas sido imersos no nome do Senhor Yeshua.

Na Tradução João Ferreira de Almeida...
Colossenses 3:17

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

No Original...

Isto é, tudo o que fizerem ou disserem, façam no nome do Senhor Yeshua, dando graças por meio Dele a Hashem, o Pai.
vamos ver agora o que significa cada Tevilah:

Primeiro: Tevilah de arrependimento: praticada por João, o imersor (Batista), que estava preparando o povo para a primeira vinda de Yeshua, como Bem Yossef, filho de José, aquele que veio para ser luz para as nações.
“Naqueles dias apareceu João, o imersor, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus. Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda circunvizinhança do Jordão, e eram imersos no Rio Jordão confessando seus pecados”.(Mateus 3: 1 2,5 e 6).
João o imersor na realidade estava conscientizando o povo da necessidade de se arrependerem dos seus pecados e fazerem a teshuvah (retorno ao Eterno).
A Teshuvah, na realidade significa largar o pecado e retornar ao Eterno, dar uma volta de 180º na sua vida, não somente arrepender-se do pecado, mas larga-lo e a partir daí passar a fazer a coisa certa, não errar mais o alvo. O apóstolo Paulo fala aos Tessalonicenses:
“Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a D’us, para servirdes ao D’us vivo e verdadeiro”.(1ª Tessalonicenses 1: 9).
O apóstolo estava feliz com a Teshuvah dos Tessalonicenses. Porque eles não só largaram os ídolos, mas entenderam, que a mudança teria que ser completa, por isso se voltaram para o Eterno com todo o seu coração para servi-lo.

Segundo: Tevilah de consagração: aplicada a Arão e seus filhos, consagrando-os para o ministério. Antes que vestissem as vestes sagradas e recebessem, o óleo da santa unção; tiveram que ser imersos em água.
“Então Moisés fez chegar Arão e seus filhos, e os lavou com água...” (Levítico 8:6).
Consagração para entrar no santo dos santos. Mais tarde o Eterno deu instruções a Moisés ensinando-o a maneira pela qual Arão deveria entrar na presença do Todo Poderoso.
“Com isto entrará Arão no lugar santo: com um novilho, para oferta pelo pecado, e um carneiro para holocausto. Vestirá ele a túnica sagrada de linho, e terá as calças de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com cinto de linho, e porá na cabeça a mitra de linho; essas são a vestes sagradas; por isso banhará o seu corpo em água (passará pela) Tevilá, e as vestirá”.(Levítico 16:3, 4).
Antes que o sacerdote Arão colocasse as vestes sagradas, era necessário estar purificado e consagrado. A maneira de alcançar este estado espiritual era passando pelo banho de imersão no micvê (onde é feito a Tevilah).

Terceiro: Tevilah de purificação: aplicada às mulheres judias todo mês, depois do seu período menstrual, ou após o parto.
Os homens também imergiam no micvê antes de yom kipur e muitas outras situações, onde era, requerido das pessoas; teshuvá (conversão, retorno ao Eterno), purificação ou consagração.
Nesta apostila vamos estudar principalmente, a Tevilah de arrependimento.
Porque quando uma pessoa recebe o testemunho do Senhor Yeshua algo acontece no seu espírito, como estudamos no tópico sobre novo nascimento, vamos ver agora todo simbolismo a cerca disso:
“Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos imersos no Mashiach Yeshua fomos imersos na sua morte” (Romanos 6:3).
Este versículo nos mostra que quando alguém passa pela Tevilah de arrependimento, se assemelha ao Mashiach na sua morte. Os seres humanos estavam perdidos em seus pecados e delitos, sem esperança e sem D’us no mundo. O Senhor na sua infinita misericórdia livrou o homem do império das trevas e transportou para o reino do Seu amado Filho, no momento que o espírito de D’us vem habitar no espírito do homem ocorre o novo nascimento, a velha criatura morre e nasce uma nova criatura, que passa a viver na dependência de D’us. Isso já aconteceu no espírito, é preciso agora manifestar essa realidade no reino físico, diante dos homens e dos anjos, dizendo: Eu (creio) recebo Yeshua como meu Senhor e Salvador e confesso que o D’us e pai do meu Senhor Yeshua é o único D’us verdadeiro.

Está sendo mostrado que o pecado que escravizava, já não tem mais poder sobre aquela pessoa que tem agora o espírito do Santo para guia-la de acordo com a vontade do Eterno. Agora ela já pode governar a sua vida. Antes isto não era possível, porque a inclinação era para as coisas desse mundo, mas agora a inclinação é para o Reino de D’us.
“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:1-2).
O mundo e suas concupiscência já não atraem o filho da luz, agora ele já não segue o curso desse mundo, mas está na contramão dele. O que é o curso desse mundo? O caminho das pessoas que estão fora dos propósitos do Eterno.
“Mas longe de mim, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Yeshua Há Mashiach, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gálatas 6:14).
A carne, com seus apetites e desejos, estão pregadas no madeiro do nosso Senhor Yeshua Ha Mashiach, já não tem domínio sobre os que são guiados pelo espírito.
“E os que são do Mashiach Yeshua pregaram no madeiro a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24).

Quando submerso: Significa que como o Mashiach foi sepultado, também aquele que desceu as águas foi sepultado com Ele. A velha criatura está morta e enterrada embaixo das águas. A água nos fala de mudança de estado, desce a velha criatura e sobe a nova criatura.

Quando ressurge: Significa que como o Mashiach ressuscitou, aquele que acabou de sair das águas ressuscitou junto com Ele.
“Fomos, pois, sepultados com ele pela imersão na morte, para que, como o Mashiach foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. (Romanos 6:4).
Agora o novo discípulo está apto, para uma nova vida através do Mashiach.
Receber Yeshua como Senhor e Salvador, é o mais importante para que se realize a Tevilah. No momento de descer as águas à pessoa terá que confessá-lo publicamente. Como já foi falado. Só assim terá acesso a D’us em espírito, como está escrito.
É também uma demonstração de genuíno arrependimento das obras do passado e confissão dos pecados que tanto prejudicaram a vida daquela pessoa.
“Porque há um só D’us, e um só mediador entre D’us e os homens, Mashiach Yeshua, homem”.(primeira Timóteo 2:5). E “Quem crer e for imerso será salvo; mas quem não crer será condenado”. (Marcos 16:16).
Por isso o apóstolo Pedro estava convocando as pessoas que estavam se convertendo ao arrependimento e a passarem pela Tevilah.
“Pedro então lhes respondeu: arrependei-vos, e cada um de vós seja imerso em nome de Yeshua Há Mashiach, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do espírito do Santo”. (Atos 2:38).(O batismo é feito somente no nome de Yeshua).
“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”. (Mateus 3:6).
O Senhor Yeshua deu o exemplo, mesmo não tendo pecado, e não precisando de arrependimento Ele foi batizado por João Batista no Rio Jordão.
“E aconteceu que naqueles dias que veio Yeshua de Nazaré da Galiléia, e foi imerso por João no Jordão”. (Marcos 1:9).

E por isso Ele deu a seguinte ordem: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, imergindo-os em meu Nome”.(Mateus 28:19).
Qualquer dúvida quanto ao versículo de Mateus 28:19. A B’rit Chadashá ( Novo Testamento, o texto “Pai, Filho, e Espírito Santo” foi introduzido posteriormente e não está nos melhores textos originais).
O que é um Micvê (lugar onde se realiza a Tevilah)?
Na verdade, as reservas naturais de água correntes são os melhores locais, porque são águas naturais, preparadas pelo Eterno para purificar. Na Bíblia encontramos vários versículos, falando das águas como fonte de purificação.
“Tudo que pode resistir ao fogo fá-lo-eis passar pelo fogo, e ficará limpo; todavia será purificado com a água de purificação; e tudo o que não puder resistir ao fogo, fá-lo-eis passar pela água”.(Números 31:23).
A própria Palavra de D’us é mencionada como águas vivas.
“A fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da Água, pela Palavra”.(Efésios 5:26).
Partindo deste princípio o povo judeu prefere as águas naturais correntes, porém muitas vezes pode ocorrer dificuldade para se ter acesso a essas águas, daí a necessidade de se ter uma espécie de piscina ou poço preparado meticulosamente conforme orientação dos rabinos para essa finalidade.

Viram o erro Grosseiro que estão cometendo, tudo seja feito em nome de Yeshua pois o Pai autorizou e ensinou que deve ser feito em nome de Yeshua. Amem a Língua Hebraica porqu fazemos parte dela também. Que Hashem te Abençoe sempre e leiam a Bíblia.

33 comentários:

  1. ninguem naquela epoca conhecia jesus e o centro da pragação era Jesus poriço que dizia em nome de Jesus porque o povo prescizava conhecer a Jesus em MT 28 Jesus disse que o batismo é em nome do Pai Filho e ESpirito Santo , em fim tamto em nome do Pai Filho e Espirito Santo ou em nome de Jesus tem poder para Salvar isso é o que Importa.

    ResponderExcluir
  2. Como vc é um estudioso do hebraico e lê uma versão do novo testamento dos originais se o NT foi escrito em Grego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que dizem que o Novo Testamento foi escrito em grego,mas o judeu nãofaz traduções, logo não pode ter sido escrito em grego. Como uma pessoa vai vir de fora para contar a história do povo brasileiro? Pense sobre isso

      Excluir
  3. Boa noite, tenho um ministério de profecias e Deus me revelou que o verdadeiro batismo que o Senhor Jesus Cristo ensinou que havendo arrependimento dos pecados e crendo de coração que ele é o único Deus,Senhor e Salvador seja assim o homem decidido obedecer praticar as leis do altíssimo que está na sagrada escritura qualquer pessoa que deseja o poder e a purificação do Espírito Santo seja (batizado) por imersão de preferência no rio limpo em água corrente em nome do Senhor Jesus Cristo.
    Marcos 16,16 e Atos 2,38.
    Que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bíblia hoje na graça de Jesus condena alguém dizer Deus me revelou sendo que ele não disse nada, pois tudo que é para edificação do corpo ja foi revelado, esta prática é de homens e rituais de cerimonias antigas, e em Jesus somos batizado em Espírito quando cremos em seu nome ja recebemos o Espírito Santo na hora

      Excluir
  4. PORQUE TANTO DETALHE, TANTA MINÚCIA E DESPREZA-SE O MAIS IMPORTANTE, AQUILO QUE É O INTENTO DE CRISTO, O QUE ELE REALMENTE QUER, QUE COMPREENDAMOS O SEU CARÁTER, A SUA NATUREZA BONDOSA E COMPREENSIVA DA NOSSA INCAPACIDADE, A SUA EXCELÊNCIA, A ACESCÊNCIA DO SEU ENSINAMENTO.ORA JÁ NÃO BASTAVA TODA A LEI QUE NINGUÉM FOI CAPAZ DE CUMPRI-LA. RABINOS JUDEUS QUE SE ORGULHAM DE O SER, NÃO COMPREENDERAM O CRISTO A PESAR DE "SEU GRANDE SABER". OS FARISEUS REPROVADOS DIANTE DE CRISTO NA QUESTÃO DO DÍZIMO. E É POR SEREM CHEIOS DE DETALHES FORMAIS. SÓ QUERO FINALIZAR DIZENDO O SEGUINTE. QUANDO CHAMARAM JESUS DE MESTRE, MESSIAS, RABI, EMANUEL, MEU SENHOR E DEUS MEU,NAZARENO, RAIZ DE JESSÉ, FILHO DO HOMEM, O UNGIDO, FILHO DO ALTÍSSIMO, YESHUA, FILHO DE DAVI NO CASO DE BARTIMEU O SEGO, E ATÉ MESMO QUANDO AQUELA MULHER DO FLUXO DE SANGUE QUE SEM PALAVRAS TOCOU-LHE ELE A ATENDEU. POQUE EM TODOS OS CASOS ELE SABIA QUE AS PESSOAS SE REFERIAM A ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você obedece a Palavra de Deus vai então entender o que devemos andar como Ele andou e para isso se faz necessário aprender a Palavra de Deus como ela é e nãocom acréscimo. Ninguém quer brigar ou gritar, mas sim esclarecer o que é verdade. Lembra o que Cristo disse: É conhecereis a verdade e a verdade vós libertará. Deus abençoe

      Excluir
  5. PORQUE TANTO DETALHE, TANTA MINÚCIA E DESPREZA-SE O MAIS IMPORTANTE, AQUILO QUE É O INTENTO DE CRISTO, O QUE ELE REALMENTE QUER, QUE COMPREENDAMOS O SEU CARÁTER, A SUA NATUREZA BONDOSA E COMPREENSIVA DA NOSSA INCAPACIDADE, A SUA EXCELÊNCIA, A ACESCÊNCIA DO SEU ENSINAMENTO.ORA JÁ NÃO BASTAVA TODA A LEI QUE NINGUÉM FOI CAPAZ DE CUMPRI-LA. RABINOS JUDEUS QUE SE ORGULHAM DE O SER, NÃO COMPREENDERAM O CRISTO A PESAR DE "SEU GRANDE SABER". OS FARISEUS REPROVADOS DIANTE DE CRISTO NA QUESTÃO DO DÍZIMO. E É POR SEREM CHEIOS DE DETALHES FORMAIS. SÓ QUERO FINALIZAR DIZENDO O SEGUINTE. QUANDO CHAMARAM JESUS DE MESTRE, MESSIAS, RABI, EMANUEL, MEU SENHOR E DEUS MEU,NAZARENO, RAIZ DE JESSÉ, FILHO DO HOMEM, O UNGIDO, FILHO DO ALTÍSSIMO, YESHUA, FILHO DE DAVI NO CASO DE BARTIMEU O SEGO, E ATÉ MESMO QUANDO AQUELA MULHER DO FLUXO DE SANGUE QUE SEM PALAVRAS TOCOU-LHE ELE A ATENDEU. POQUE EM TODOS OS CASOS ELE SABIA QUE AS PESSOAS SE REFERIAM A ELE.

    ResponderExcluir
  6. Amei a resposta q já imaginava mais queria mais um pouco de explicação e eu tou muito interessada em saber mais hebraico sobre meu pai Eterno.

    ResponderExcluir
  7. O nome do Eterno hebraico é esse YHWH ou IAURRUSHU gostaria de sua confirmação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais como assim?eu sei que o nome do Eterno é Hachem. Me explica pq a letra j nao existe no hebraico e vc fala Jesus se D-us é um só. E o batismo não tem q ser nome do Criador.me responda por favor porque Pertrus Ramis trocou a letra Y pelo J!pra colocar o nome Jesus se o j não existe nem no hebraico nem no latim nem no grego.pra confundirem os filhos do Eterno q somos nós. Tô esperando resposta.Mary mqvencedora@gmail.com.

      Excluir
    2. MT 12:24-28

      Paz irmã considere isso se no nome de Jesus demônios são expelido,doentes são curados almas são salvas no arrependimento dos pecados.
      Que Deus o criador possa te dar profundidade no entendimento até aqui foi o que pós em meu coração pra exortar. Paz

      Excluir
    3. O verdadeiro nome do Criador em Hebraico e Yauh e do seu filho é Yausha.

      Excluir
  8. Faltou ai tevilah do ruach hakodesh ou seja o batismo com o espirito santo (o de Jesus). O do.J.Batista era por imersao ou sj com agua. Agora o batismo com espirito aquele que esta acima de todos é o que acende a luz da sabedoria divina e nos dá maior amplitude (insigts) para compreensao de toda lei de Deus e seus fundamentos e principios. Shalom Alechem!

    ResponderExcluir
  9. Faltou ai tevilah do ruach hakodesh ou seja o batismo com o espirito santo (o de Jesus). O do.J.Batista era por imersao ou sj com agua. Agora o batismo com espirito aquele que esta acima de todos é o que acende a luz da sabedoria divina e nos dá maior amplitude (insigts) para compreensao de toda lei de Deus e seus fundamentos e principios. Shalom Alechem!

    ResponderExcluir
  10. O batismo deve ser entendido como identificação do caráter de Cristo. Quantas pessoas que já foram batizados mas não expressa nenhum testemunho público.

    ResponderExcluir
  11. Arrependimento só acontece quando antes se conhece as sagradas escrituras que pode ser por ouvir ou por ler com entendimento. Batismo é um ato de fé em Cristo . Não questiono a validade formal por imersão ou aspersão por ser um simbolismo de sepultamento (morte do velho homem) e ressurreição (nova criatura), porque a água física não regenera ninguém.

    ResponderExcluir
  12. As igrejas e comunidades evangelicas, na maioria pentecostais, são trinitarianas por isso batizam em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. A formalidade é de origem latina e mao hebraica, sendo assim como uma ordenança do Messias, devemos procurar os Judeus Messiânicos para saber qual o entendimento original da Nova Aliança e esclarecer conforme os escritos originais pois a origem é o hebraico não o grego e Nosso Salvador é da Casa de Israel.

    ResponderExcluir
  13. Muito Bom! o que entendi e que na antiga aliança era necessário fazer o ritual do batismo físico E que João ensinava, (seu batismo)Era ensinar e levar as pessoas ao arrependimento,o ritual era uma demonstração que era necessário na época,hoje em dia na nova aliança o batismo é espiritual,ou seja emergir,a pessoa em Cristo( salvador)

    ResponderExcluir
  14. Obrigado. muito elucidativo. boa sorte com os estudos..

    ResponderExcluir
  15. Sabe irmaos muitas coisas certas. Porem o batismo de joao era apenas um simbolismo passageiro daquilo que seria real e verdadeiro.o batismo de cristo.E tao somplis ver essa verdade. Nao e para si batizar nas aguas, o batismo hoje e com o ESPIRITO SANTO. REALIZADO POR CRISTO.E espiritual ,espiritual,espiritual,espiritual espiritual.jesus ja cumpriu.a paz.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite irmãos, tbm entendo o batismo como ensinamento e não como ritual de purificação. Prq quando João mencionou que Cristo era maior que ele é ia batizar com Espírito Santo, dali para frente é espiritual. Espírito Santo que nos ensina e que nos convence do pecado. João estava mostrando de forma física a purificação através da água. Mas Cristo nos mostra através da palavra,prq Ele é a própria palavra, que nos regenera espiritualmente.

    ResponderExcluir
  17. Irmão digo que não perdeu tempo discutindo o que vc escreveu está certo infelizmente nem todos tem a cabeça certa parar buscar o conhecimento e preferem ficar se enganando vim a quilo que ele acham melhor de viver a bíblia e bem clara no livro das revelações (apocalipse ) mais as pessoa não querem ouvir que não mudem nem um ti ou uma letra porque quem mudar estará levando todas as maldições desse livro mais que a porém viver recebera a as benção do livro da aliança ... Infelizmente ainda existe crentes cristão que gostam de criticar mais não buscam saber a verdade ....j(não existe nome jesus também não) é yeshua ele nasceu em yisra-el o nome deus também não e o nome dele isso foi um apelido um título podemos se dizer o nome de é e sempre será YHWH ....

    ResponderExcluir
  18. Iran Modesto da Silva. Amei preciso aprender sobre as escrituras Hebraica quero mim batizar em nome de Yausha eu preciso mim aprofundar mais amei o que vir

    ResponderExcluir
  19. Quando confessamos Jesus como nosso único salvador é o nosso primeiro batismo,ou seja somos batizados pelo sangue de Jesus, O ladrão na cruz não foi batizado em águas, mas recebeu o primeiro batismo de Jesus quando confessou " lembra de mim quando entrares no teu reino"_disse Jesus: hoje mesmo estaras comigo no paraíso. Ou seja?: A palavra diz " Quem crê e for batizado será salvo, mas quem não crê será condenado.A palavra diz:"mas quem não cre será condenado .Então em primeiro lugar a fe.A palavra ainda diz que os o pai e o filho são um só. É nós somos imagem e semelhança de Deus ou seja nos temos: corpo, alma e espírito. Deus é um so: O Pai, o filho e o Espírito Santo ,portanto somos batizados em um só Deus.

    ResponderExcluir
  20. Estudo maravilhoso!Graças ao Eterno Kadosh Baruch hu,tenho também realizado a teshuvá, pois, ao examinar a torah aprendemos verdadeiramente que a vontade de Hashem ela é boa, perfeita e agradável.

    ResponderExcluir
  21. Excelente... esclarecimento dos textos...de grande importância a todos...

    ResponderExcluir